51. A PRAÇA, O PÁTIO E A IGREJA

 

A PRAÇA, O PÁTIO E A IGREJA

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Nos próximos dias, Nazaré Paulista e nós, seus nazareanos, seremos aquinhoados com a conclusão e inauguração de três grandes e imponentes obras no ponto mais alto e que foi o marco inicial da fundação de nossa cidade:

    – A revitalização da Praça Nossa Senhora de Nazaré,

   – A nova configuração do Pátio da Igreja, e,

  – A pintura externa da Igreja  matriz “Nossa Senhora de Nazaré”.

Se antes dessas obras, a nossa Igreja e sua praça já eram objetos de nosso orgulho e atração turística, agora, mais ainda são motivos para um agradável e atraente passeio à pé, não só pelos turistas que vêm à nossa cidade, mas também por nós nazareanos ao fazermos nossa caminhada.

A PRAÇA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ:

A Praça é constituída pelas ruas que contornam a Igreja, com início no final da Rua Coronel João Rodrigues dos Santos, seguindo até os jardins da Praça Monsenhor Afonso, retornando pelo calçadão da lateral direita da Igreja até a Praça Capitão José Francisco Pedroso, na parte traseira da Igreja.

As laterais externas e parte traseira da Igreja têm uma murada de pedra, gramada, florida e com grandes árvores. Tiveram erguidos grandes bancos de alvenaria recobertos por madeira nobre, com jardineiras e também grandes vasos contendo mudas de plantas ornamentais.

Receberam seus pisos refeitos com paralelepípedos retangulares em todo o envolto da Igreja, e também onde foram replantadas gramas e mudas de flores na encosta da rua lateral esquerda e grandes vasos de cerâmica com mudas arbóreas no calçadão do lado direito.

O PÁTIO DA IGREJA:

Este Pátio, conhecido popularmente como “Largo da Matriz” foi denominado Praça Monsenhor Afonso em homenagem àquele que foi o grande autor e arquiteto da grande reforma efetuada na Igreja nos anos de 1946 a 1952. Em 1976, por ocasião do falecimento do Monsenhor,  foi erguido um obelisco em bronze com reprodução de seu busto. O Monsenhor com seu busto defronte à Igreja, lá em sua morada celeste, deve estar se rejubilando ao ver a nova pintura da Igreja e com as novas obras efetuadas em seu Pátio.

O Pátio frontal da Igreja foi totalmente reformado e refeito sem replicar o que anteriormente existia. Foi dada uma nova forma moderna, com a construção de quatro fontes de água (chafariz), em duas paralelas ao corredor central. Também foram construídas duas redomas com balaústres na extremidade frontal da Igreja. Redomas com amurada foram construídas nas portas laterais direita da Igreja.

Lembramos que por volta da metade do século passado o Pátio da Igreja já teve o seu coreto e sua chafariz e seu chão era de terra batida, onde as crianças praticavam futebol com bolas de meias. Nesse Pátio de terra se realizava a “Cavalhada” com os cavaleiros competiam por fazer seu cavalo  empinar só com as patas trazeiras, na frente da Igreja e do “Rei do Congo”., este com seu cavalo todo adornado.

Toda área central do pátio foi recapeada com os paralelepípedos retangulares coloridos. E com a sigla colorida de NSN (Nossa Senhora de Nazaré).

Foi adicionado na parte esquerda do pátio um moderno coreto, com escada de acesso, cobertura, cercado de grade e com o seu subsolo destinado a acomodar as bombas e motores para acionamento das águas nas fontes.

A PINTURA EXTERNA DA IGREJA:

Com três tonalidades de azul foram pintadas as paredes externas e da torre da Igreja, sem antes eliminar as imperfeições existentes no seu reboco. As cores foram decididas mediante consulta feita entre os paroquianos em comum acordo com o nosso Pároco, o Padre ALEXANDRE MONTEIRO LIMA, optando pelas nuances de azul celeste, cores de nossa Padroeira.

Anteriormente, nossa Igreja já tinha sido pintada nos anos de 1950, na gestão do Monsenhor Afonso, em 2005, Padre José Carlos e em 2010 pelo Padre Tarcísio.

Foram também pintados o Santo Cruzeiro e a Barraca da Paróquia, comumente chamada de Barraca do Pastel, com as mesmas cores e tonalidades usadas na pintura da Igreja.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O custeio das obras da Praça e do Pátio foi coberto pelo convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal da cidade e o Governo do Estado através da Secretaria Estadual da Cultura (Convênio 135/2019).

Os serviços de jardinagem, pisos, bancos e das quatro fontes aquáticas foram feitos pela empresa  J. Abrantes Construção e Incorporações Ltda. através do convênio 027/2020 aditadas  012/2021.

Já as despesas com o material e mão de obra da pintura da Igreja foram custeadas pelas doações e contribuições dos paroquianos sob o controle da Paróquia, através de almoços beneficentes, venda de pastéis, rifas e sorteios Os serviços foram efetuados, caprichosamente pela empresa “Equipincel”.

AGRADECIMENTOS:

Nós, nazareanos beneficiados com essas obras, somos sumamente agradecidos às autoridades políticas, estaduais e municipais, e religiosas, em especial ao Exmo.  Sr. Prefeito Municipal CÂNDIDO  PINHEIRO MURILO RAMOS e ao Revmo.  Pároco Padre ALEXANDRE MONTEIRO LIMA, e aos operários que propiciaram a execução dos projetos e acompanhamentos das obras, que efetivamente marcam uma nova fase de nossa história paroquiana e nazareana.

Aqui estamos Sr. Prefeito e Sr. Padre, não como simples pessoas moradoras e frequentadoras da praça, do pátio e da Igreja, mas aqui representando a comunidade cristã nazareana, comprometida comunitariamente, apesar da assolada e nefasta pandemia que impede a desejada presença, a apresentar nossas orações e agradecimentos.

A Igreja verdadeira de CRISTO não é representada exclusivamente pela cor e beleza de sua Igreja, pela sua Praça ou por seu Pátio, por mais bonitos e majestosos que sejam, mas, sobretudo pela religiosidade de seu povo.

Oremos a fim de que o povo católico nazareano, por intercessão de nossa querida Padroeira “Nossa Senhora de Nazaré” continue a percorrer o caminho da fé. Neste momento de pandemia, carreguemos as belas imagens da Praça, do Pátio, da Igreja e da nossa Padroeira somente em nossa memória, e fiquemos em casa e sempre que tiver que sair, usando máscara.

Que a Praça, o Pátio e a Igreja continuem sendo patrimônios inestimáveis de nossa cidade e que acima de tudo representem um legítimo atestado dos sentimentos cristãos dos atuais e dos nazareanos que no precederam.

Senhora de Nazaré, rogai por todos nós!.

Março de 2021

OSCAR T. P. CARMO

 

Be the first to reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *