50. MARCO GEODÉSICO Nº 9101C

IGREJA MATRIZ DE NAZARÉ PAULISTA

Os nazareanos católicos mais antigos, e que frequentaram a nossa Igreja Matriz por volta do ano de 1985, devem se lembrar de terem visto uma marca metálica de bronze, circular, com um diâmetro aproximado de 20 cm, encravada no piso do lado esquerdo da entrada principal da Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré em nossa cidade de Nazaré Paulista.

Tratava-se de uma das marcas do Sistema Geodésico Brasileiro – SGB, desenvolvido pelo IBGE, através do seu Departamento de Geodésia, para fins de posicionamento e mapeamento das nossas áreas.
Aquele Marco Geodésico levou o número 9101C e tem a descrição da latitude, longitude e altitude da nossa Igreja Matriz (Relatório e foto com dados da estação em anexo).

A Placa Padrão IBGE foi implantada em 1985, mas já em 2009, quando visitada pelo IBGE, não foi mais encontrada. Deve ter sido retirada para a instalação dos atuais pisos cerâmicos.

Em fins década de 1980 o IBGE criou o projeto GPS – (Sistema de Posicionamento Global) que se apresentava como uma evolução nos métodos de posicionamento geodésico, mostrando-se amplamente superior à metodologia anterior.

ONDE DEVERÁ ESTAR ESTE MARCO ?

É deveras interessante descobrir o paradeiro daquele marco metálico e a sua reimplantação na entrada da Igreja, o que poderia servir para um possível tombamento como prédio de interesse histórico pelo IPHAN – (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


Fica dirimida a dúvida que pairava sobre a exata altitude do local, como sendo de 886,7970 metros acima do nível do mar, e não a de 1030 metros constante em algumas anotações. E ficamos cientes dos seus dados planimétricos:

latitude: 23 10 55 S

longitude: 48 23 57 W

Altitude: 886,7970

IMAGEM DE UM MARCO GEODÉSICO


RELATÓRIO DA ESTAÇÃO GEODÉSICA


Be the first to reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *