47. OS SÍMBOLOS OFICIAIS DE NAZARÉ PAULISTA

Nazareanos, conheçam os símbolos do nosso Município!

São símbolos oficiais do Município de Nazaré Paulista (Art. 2º da Lei Orgânica) :

    – O Brasão de Armas,

    – A Bandeira do Município, e

    – O Hino Municipal.

A Constituição Federal faculta aos Municípios  a adoção de seus símbolos próprios

(art. 13), como sendo sinais do patrimônio cívico, cultural e material da localidade.

Nazaré Paulista também tem seus símbolos artísticos, naturais e históricos que identificam suas características peculiares:

      – o Pórtico de entrada,

      – a represa Atibainha, e

      – a Igreja Matriz

                                                      SIMBOLOS OFICIAIS

  1. O Brasão de Armas:

É um desenho especialmente criado e instituído por lei, obedecendo as regras heráldicas, com a finalidade de identificar o Município e ser impresso nos papéis e nas placas de imóveis municipais.

O Brasão de Nazaré Paulista foi aprovado pela Lei Municipal nº 17, de 23 de julho de 1964, e é assim descrito:

 Cortados:

“O primeiro dos fundadores, de blau (azul), perpetuando a memória dos Lopes, com uma cruz ponteléia de prata e três estrelas de ouro, duas em chefe e uma em ponta.

O segundo, da cidade, de prata , lembrando o céu sempre límpido, em  contraste com o monte de sinopse (verde) de 1030 metros de altitude, onde ela está situada, tendo aos pés o Rio Atibainha, de prata, que serpenteia pelo vale, e ao alto uma estrela de quatro pontas de blau (azul) em chefe, simbolizando a Virgem Mãe de Deus, estrela esta que guiou os Reis Magos ao nascimento de Cristo, segundo alguns exegetas até Nazaré e não até Belém, e que aparece como farol e fonte de bênçãos para o seu povo.

Suportes:

Á dextra e à senextra, dois feixes de arroz ao natural, produto típico da terra, pousando sobre as pontas do listel de prata com a divisa “DUC IN ALTUM”, em letras de gole (vermelho), como uma súplica e uma esperança de um povo, inspirada pela própria natureza.

Timbre:

Uma coroa mural de ouro, encimando o brazão redondo, de quatro torres, sendo uma e duas ameias em vista, símbolo das Municipalidades.

Significado da divisa “DUC IN ALTUM”: “Avancar para águas mais profundas”.

Jesus disse a Pedro: “Não tenhais medo! Avance mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca.” (Lc 5,4 e 10)

É sair da superficialidade da vida e “Avançar Mar Adentro”!

Como suportes, situados nas laterais do brasão redondo, erroneamente simbolizando feixes de arroz como sendo uma produção principal e natural do município, substituiu um antigo projeto que representava ramos de café, plantação que era abundante e comum em todas as áreas rurais.

2. A Bandeira do Município:

Estandarte confeccionado em tecido, em dupla face, sem emendas, destinado a ser afixado em base nos salões de honra, a ser hasteada nos frontispícios dos principais prédios da municipalidade e a ser conduzida em hastes próprias nos desfiles e festas cívicas.

Ela deve ter as mesmas dimensões do padrão ABNT adotadas pela Bandeira Nacional, com a proporção de 9 módulos de altura por 13 de comprimento.

A bandeira do Município de Nazaré Paulista é caracterizada por um retângulo em tecido de cor branca, simbolizando a pureza, a paz e a tranquilidade, com o Brazão Municipal estampado ao centro e nas duas faces, simbolizando o Governo Municipal.  

3. O Hino Municipal:

Música e letra composta pelo nazareano Nestor Avelino Pinheiro, filho de tradicional família Silvestre Pinheiro, músico e regente da Banda Musical “Operários da Lapa” que anualmente abrilhanta as festas religiosas do Município, tendo como irmãos, também músicos o Coronel Vicente Silvestre Pinheiro e a flautista Maria Inez Pinheiro.

O Hino Municipal foi oficializado pela Lei nº 786 do ano de 2009,que traz em seu texto as diversas partituras de regência, sax, clarineta, trompete, tenor, bombardino, trombone e baixo e também a seguinte poética letra: 

HINO DE NAZARÉ PAULISTA

Nazaré Paulista e seu povo liberal,
Verde floresta brilhante, cor da Bandeira Nacional.
Nazaré Paulista com seu céu azul de anil,
Estará e seu coração nas grandes terras do Brasil.

Tu tens uma imagem criança
Com todo sorriso no olhar.
Em teu coração uma esperança
Do nosso país caminhar.

Tu tens grande berço montanhoso,
Tua glória pertinho do céu.
Represa e rio caudaloso,
Natureza rasgando teu véu.

Tu tens pensamento cristão,
Divino tua grande fé
Cidade com radiosa proteção
Da Senhora de Nazaré.

OUTROS SÍMBOLOS ÁRTÍSTICOS,NATURAIS E HISTÓRICOS

4. O Pórtico Municipal:

À entrada da cidade , logo após deixar a Rodovia D. Pedro I, pela Avenida João de Passos com seus laterais e enormes eucaliptos e seus canteiros de flores, encontra-se o bonito e majestoso Portal da Cidade .

 Projetado como uma grande letra artística  “N” em estrutura metálica com vidro especial e com sua base em concreto armado,  simbolizando  a inicial de Nazaré , vista pelos seus dois lados, de quem chega e de quem sai da cidade, contendo ainda um reservatório de água que é bombeado ao seu ápice e escorre por sob espaços envidraçados transparentes. É o sinal das águas da represa de Nazaré, que se encontra logo após a barragem da Represa Atibainha.

Seus mentores e autores foram, dentre outros, os empresários Cândido Ramos, Flávio do Pier 44, Marcão da Marina Morena, o arquiteto Eduardo Amaral,  e o Diretor de Turismo Antônio Carlos Kotzent, idealizadores da letra “N” estilizada, idéia essa nascida em uma reunião informal em um restaurante.

O portal foi aprovado pela Lei nº 711 de 21demarço de 2007, sendo construído com a  supervisão do COMTUR (comissão Municipal de Turismo), inicialmente com contribuição espontânea dos presentes à reunião e após com subvenção do Fundo Municipal de Turismo .

È digno de ressaltar as contribuições comerciais e empresariais coletadas, sendo a cobertura de vidro doada pela Glassec e o concreto pelo proprietário da Estância Atibainha.

Anexo ao monumento foi construído o Posto de Informações Turísticas do Município destinado a atender e orientar os visitantes.

5. A Represa Atibainha e suas extensas Pontes :

O Município de Nazaré Paulista, um dos 12 inseridos no Sistema Cantareira e que são seus geradores e produtores de água; um dos 68 integrantes da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e em cujo território municipal se situa a Represa Atibainha, uma das cinco represas ou reservatórios de regularização de vazão de água (Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juquery).

A Represa Atibainha tem uma grande importância e é de bastante representatividade para o Sistema Cantareira, pois além de contribuir com as águas produzidas em seu território pelo Rio Atibainha, recebe as águas provenientes dos rios Jaguari, Jacareí e Cachoeira, e atende parte das demandas para o abastecimento da RMSP e das bacias hidrográficas situadas à sua jusante.

  • Seu reservatório comporta um banco de água de 304 hm3 de volume útil,
  • Possui uma área inundada de 24 km2,
  • Tem uma área de drenagem de 305 km,
  • Conta com um túnel de 10 km de ligação com o Reservatório Paiva Castro, de Mairiporã.
  • Funciona como verdadeira “caixa d’água” do Sistema, com uma rede de alimentação á Represa Juquery e uma rede de vazão (ladrão) á jusante.
  • Apresenta diversas e grandiosas pontes cruzando suas águas, verdadeiras “obras de arte” em concreto armado.

O Sistema Cantareira produz 33 mil litros de água por segundo e através da transposição da Bacia Hidrográfica do Piracicaba para a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, abastece cerca de 9 milhões de pessoas, quase a metade da população da Região Metropolitana de São Paulo, residentes nas zonas norte, centro, leste e oeste da Cidade de São Paulo, dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André, é, por isso, considerado um dos maiores sistemas produtores de abastecimento público do mundo.Nós, nazareanos, nos orgulhamos da doação fraterna de nossas águas aos nossos irmãos paulistanos, descendentes da Província de São Paulo de Piratininga, de onde, há 334 anos, para cá viemos, e onde foi fundada a “Freguezia de Nazareth”, embrião da atual “Nazaré Paulista, Paraíso das águas e da Fé” . 

6. A Igreja Matriz:

Nazaré Paulista, um dos municípios mais antigos do Estado, fundado em 1676 por Mathias Lopes e Zuzarte Lopes, bandeirantes que partindo de São Paulo de Piratininga, aventuraram-se pelo interior, desbravando o sertão e fundaram o nosso Povoado.

Quando da fundação do povoado, seus fundadores erigiram uma pequena capela em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, no cimo desta montanha, ladeada pelo Rio Atibainha a uma altitude de 870 metros.

  • UM PATRIMÔNIO NAZAREANO: Após sucessivas reformas e ampliações a grandiosa Igreja  que se ergue na Praça Nossa Senhora de Nazaré, no ponto mais alto da cidade, atrai as vistas e visitas de turistas que vêm à nossa cidade.

E todos são unânimes em tecer elogios à arquitetura,  à clareza e luminosidade, à simplicidade de suas edificações e  à beleza e simbolismos de suas pinturas sacras e às imagens dos Santos expostos nas suas paredes laterais.

É um patrimônio  inestimável e que, acima de tudo, representa um legítimo atestado dos sentimentos religiosos dos atuais e dos nazareanos que nos antecederam

Be the first to reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *