52. EDSON ANDRÉ QUÍRICI

EDSON ANDRÉ QUÍRICI

* 04-02-1924

+ 08-01-2022

 

Consternados e pesarosos, tivemos o passamento e o comovente velório e a encomendação do corpo de EDSON ANDRÉ QUÍRICI rezada pelo Padre Alexandre Nascimento no meio do dia oito de janeiro deste ano, na nave central da nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, Nazaré Paulista, SP.

EDSON, nazareano, nascido em Nazareth em 04 de fevereiro de 1924, faleceu com seus 97 anos de existência, quase completando um século de vida, e com todos estes anos dedicados à serviço de nossa terra como comerciante de loja de tecidos e armarinhos em Nazaré Paulista, loja esta legada por seu pai, Eugênio Quírici, imigrante italiano e sua mãe Miquelina Quírici.

Seu pai, Eugênio Quírici, imigrante da Itália, Castelnuovo di Garfagnana, nascido em 1872 e falecido em 1948, desembarcando no Porto de Santos em1895, vindo residir em Nazareth. Aqui foi padeiro, tropeiro e mascate, membro do Conselho Consultivo do Município de Nazaré e proprietário de vários imóveis à Rua Cel Francisco Derosa.

Suplente de Delegado de Polícia, casado em primeira união com Clotilde Saloti, falecida em 1911¸e em segunda união com Miquelina Dini Quírici, falecida em 1982. Edson teve três irmãos por parte de pai, Humberto, Corina e Ana Maria, e outros irmãos por parte de pai e mãe: Moacir, Dorival, Edina, Djanira. Deixou os filhos: João Quírici (médico), Edson Antônio (engenheiro), Eloisa e Regina Quírici.

Alto, esguio, atleta, exímio jogador de futebol, foi um precursor do primeiro aparelho de televisão exposto no palco do porão da sua residência à Rua Benedito Martins, sede do primeiro cinema de Nazaré Paulista. Recebia os filmes trazidos de São Paulo pelo ônibus e os exibia ao final de semana. Junto aos filmes exibia os seriados do “Gordo e o Magro”, “Flash Gordon no planeta Marte” etc. Foi Presidente da Comissão Municipal da LBA, e juntamente com seu irmão, Humberto Quírici, foi tesoureiro da Assistência Social de Nazaré Paulista, precursora da primeira Santa Casa de Nazaré, cujo presidente era o Sr. Gonçalo Pinheiro.

Nossa terra, Nazaré Paulista, em sua história muito se deve à Família Quírici e em especial ao finado Edson André Quírici. Que Deus o acolha em seu Reino juntamente com os Nazareanos seus falecidos parentes.

OTPC – 14-01-2022

 

1927 – Eugênio Quírici, Edson e Miquelina

Be the first to reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *