37. BISPO DOM JOSÉ MARIA PINHEIRO

Dom José, o Bispo de Nazaré!

      Nasceu em Nazaré, em 31 de julho de 1938, filho de Joaquim Pinheiro Mariano e Ramira dos Santos Pinheiro, que tiveram 14 filhos, dos quais dez vivos. Fez o curso primário em Nazaré e em 1951 foi para o Seminário Metropolitano de São Roque da Arquidiocese de São Paulo. Cursou filosofia e teologia nos Seminários de Aparecida (dois anos) e Ipiranga, em São Paulo (cinco anos). Ordenou-se sacerdote em 27-12-1964 na Igreja N. S. Salete, em São Paulo e trabalhou como Vigário Cooperador nas Paróquias de N. Sra. Da Consolação, Santa Zita, N. S. da Penha e St. Joseph de Paris. Foi pároco em Santo Estevão, Eng. Goulart, Vila Nova York e em Nazaré Paulista, em 1975. Ainda em São Paulo foi Vice-Chanceler do Arcebispado e ao mesmo tempo Capelão da Igreja N. Sra. Do Rosário do Paissandu.

       Foi Missionário na Prelazia de Itacoatiara, Amazonas, e Secretário da CNBB Norte, com sede em Manaus. Foi Vigário-Geral da Diocese de Guajará-Mirim e Vigário Episcopal da Região Colorado na mesma Diocese, tendo recebido o título de Monsenhor Capelão de S.S. o Papa João Paulo II, em 1993. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos e fez ainda os cursos de Complementação Filosófica em Mogi das Cruzes, Catequese em Bruxelas na Bélgica, Mestrado em Teologia em Paris na França.

Quando era Bispo Auxiliar de Guajara Mirim foi eleito Presidente do Regional norte da CNBB, abrangendo os Estados de Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.

       Dom José Maria Pinheiro foi ordenado bispo  em 19 de abril de 1997, em  Nazaré Paulista, como Bispo Auxiliar de Guajará-Mirim, tendo como Sagrantes Dom Geraldo Verdier de Guajará-Mirim, e Consagrantes Dom Jorge Marskell de Itacoatiara e Dom Bruno Gamberini de Bragança Paulista. Agregado ao Colégio dos Sucessores dos Apóstolos, “com Pedro e sob Pedro” (Ag 38), Dom José, propõe-se, unido a Maria, colaborar na obra redentora de Jesus, em favor de todos os filhos de Deus

         O seu lema “Scio cui credidi” (sei em quem acreditei) , inspirado na 2ª Carta de São Paulo a Timóteo (1,12), sintetiza a fé do novo bispo que deixou a sua terra, indo para a região missionária da Amazônia, movido pela fé em Jesus Ressuscitado.

        Neste dia, 19 de abril de 1997,  em uma tarde ameaçada por uma forte chuva, com a presença de cerca de 30 bispos das mais distantes dioceses do país, numa festa religiosa inigualável e nunca vista, realizada ao ar livre no pátio da Igreja, literalmente ocupado pelo povo, leigos, religiosos, nazareanos e de cidades vizinhas, sob as vistas da Imagem Padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, e  de repente, como se fosse um ato milagroso, aplacaram-se os ventos, amainaram-se as espessas e negras nuvens,  o céu estrelou-se, uma brisa mansa e fresca soprava os semblantes extasiados dos fiéis que assistiam à  mais solene e bonita festa havida em toda a história de Nazaré, A festa da sagração episcopal de um seu filho, um filho de Nazaré, a sagração de Dom José, O Bispo de Nazaré!     

Em 2003, por motivo de saúde foi transferido para a Arquidiocese de São Paulo, como auxiliar do Cardeal Dom Cláudio Humes . Em 2005 foi nomeado Bispo da Diocese de Bragança Paulista. No final de 2009 aposentou-se, recebendo o título de Bispo Emérito de Bragança Paulista. Logo a seguir foi para a França convite do Bispo de Pontoise (Região Parisiense) Dom Jean Ives Riocreux.O sucessor de Dom Riocreux, Dom Stanislas Lalaine pediu que o Bispo Dom José continuasse na Diocese de Pontoise, onde ele se encontra até a data de hoje, abril de 2020.          

One thought on “37. BISPO DOM JOSÉ MARIA PINHEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *