21. MONSENHOR AFONSO KURSCHEWSKI

MONSENHOR  AFONSO KURSCHEWSKI

Pároco e Prefeito de Nazaré Paulista

O sacerdote que dirigiu por mais tempo (23 anos) a nossa Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré (de 1943 a 1967), e o Prefeito Municipal que com período de mandato curto e incompleto (1964 a 1967), é lembrado como tendo sido o Dirigente Espiritual mais virtuoso e um dos Chefes do Poder Executivo com a melhor administração de nossa cidade e município.

Nasceu na antiga Alemanha Oriental, Anlowohnen, em 11 de março de 1913, estudou no Colégio de Stinfield, Renânia, vindo para o Brasil em 1935, cursou filosofia e teologia em Indianópolis, ordenando-se padre em São Paulo em 1938. Retornou à Alemanha em 1939 e em Berlim celebrou a sua primeira missa. Em janeiro de 1940 voltou a imigrar-se para o Brasil, fugindo da guerra e da escalada nazista, oficiando em Igreja do Rio de Janeiro e na Paróquia de Itatiba, SP.

O Pároco Monsenhor Afonso

Em dezembro de 1943 foi designado e empossado na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em nosso Município, e aqui devotou toda a sua vida apostólica e sacerdotal, por longos 23 anos. Como pároco, além de sua abnegada atividade evangelizadora, deixou-nos a sua maior obra administrativa, a grande e esplendorosa reforma da Igreja Matriz, reformou, reformulou, extinguiu as alas superiores de madeira, transformou o barroco pelo clássico com grandes colunas romanas, adornou com imagens de santos em tamanho grande, clareou os ambientes escuros e ornamentou o teto do átrio com magníficas pinturas sacras, sobressaindo a da “ultima ceia”. Esta “grande reforma” iniciada em 1946 só foi concluída e inaugurada em 21 de novembro de 1953, quando o Bispo D. José Maurício da Rocha o promoveu a Monsenhor. Nessa ocasião foi gravada no interior da Igreja, na entrada à direita, uma placa de bronze comemorativa da inauguração, com as seguintes palavras de reconhecimento:

“Em memória da Reconstrução desta Igreja Matriz “Nossa Senhora de Nazaré:

Início Providencial: X-II-MCMXLVI

Conclusão: XXI-XI-MCMLIII “

O Povo Nazareano, na data inaugural deste Templo Majestoso manifesta através deste bronze o mais justo reconhecimento ao Exmo. E Revmo. Sr. Dom José Maurício da Rocha, amado Bispo Diocesano, a nossa justa homenagem”.

Ao Ilmo. Revmo. Sr. Padre Afonso Kurschewski, nosso virtuoso vigário, escolhido pela vontade soberana da Virgem de Nazaré, para dirigir a realização desta milagrosa obra, a nossa profunda e respeitosa gratidão”.   

O Prefeito Monsenhor Afonso:

Em 1959 candidatou-se a prefeito do nosso Município, sendo derrotado nessa primeira experiência política por uma pequena diferença de votos.

Em outubro de 1963 foi eleito Prefeito Municipal com mandato previsto, de 1964 a 1968. Mesmo com os parcos recursos  e pouca receita municipal realizou inúmeras obras: rede de esgoto, jardim da praça matriz, calçamento das então ruas de terras da cidade, aquisição de novos veículos, fundação da Assistência Social N. Sra. De Nazaré da qual foi seu presidente, criação da Banda Musical “São José” e construção de escolas nos bairros do Cuiabá, Itinga, Mascate, Santa Luzia, Sertãozinho e Ribeirão Acima.

Oficiava missas nas capelas rurais, indo à cavalo, de charrete e posteriormente dirigindo seu jeep DKW, um dos primeiros em nossa terra. E dirigia em alta velocidade até que se acidentou, tombando-o.

Em 1966 realizou nova viagem à sua terra natal na Alemanha para fins de repouso, lá ficando por dois meses.

Em 1967, em pleno mandato de Prefeito, adoeceu gravemente, internando-se no Hospital de Bragança Paulista, vindo a falecer em 15 de abril. Seu corpo foi enterrado no solo da Sacristia e posteriormente seus restos mortais foram transladados para uma urna depositada na parede lateral esquerda interna da Igreja.

Em 15 de abril de 1968, um ano após seu falecimento, a Prefeitura Municipal, através do seu substituto, Vice Prefeito Geraldo Ramos Gonçalves, erigiu um pedestal com um busto de bronze na Praça defronte à Igreja, “Largo da Matriz” e na Praça que detém o seu nome, “Praça Monsenhor Afonso”. Esta Praça, defronte à Praça Nossa Senhora de Nazaré que circunda a Igreja Matriz, é a única porção verde da área central de nossa cidade, formada por duas quadras de jardins, gramadas e arborizadas (mangueiras, palmeiras e ipês), contendo o Sanitário Público, a Repartição Eleitoral e o Parque de Diversões com aparelhos ginásticos. No pedestal com seu busto em bronze consta uma placa com os seguintes dizeres:

MONSENHOR AFONSO KURSCHEWSKI

# 14-3-1913

+ 15-4-1967

Vigário da Paróquia N. Sra. De Nazaré

Prefeito Municipal De Nazaré Paulista

Homenagem prestada pela Prefeitura Municipal de Nazaré Paulista

Prefeito Geraldo Ramos Gonçalves

15-4-1968

Em 2004/2005, sendo Pároco José Carlos Ribeiro, foram restauradas as pinturas sacras da Igreja, reformada a urna mortuária e higienizados os ossos do Monsenhor. Nessa nova urna foram colocados seus dados biográficos, uma relação das pessoas que presenciaram o ato em 19 de março de 2005.

Em sua memória foi dado o seu nome à EE de 1º Grau do Bairro Araujo (Lei 5983 de 16 de dezembro de 1987), atual Escola Municipal “Monsenhor Afonso”.

A Igreja, a Cidade e o Município muito se lhe devem.”

Como o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas, ele deu o melhor de sua vida por Nazaré e pelos Nazareanos”

Extraído do livro-prelo “De Nazareth `a Nazaré Paulista” de Oscar Pinheiro.

Nazaré Paulista, junho de 2016

Be the first to reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *